quinta-feira, 22 de novembro de 2012


   
              oração da serenidade           
Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade.

Dedico esta oração ao meu saudoso pai, que repetia pra mim todos os dias e por ser ainda criança  não compreendia quao poderosa é sua  essência.

Obrigada Deus por fazer-me hoje compreender a tua essência.

5 comentários:

  1. Oi Virgínia Tudo bem?
    Segue algumas sugestões para vc, espero que sirva.
    Quando vamos trabalhar frações é necessário que a criança perceba que fração são parte de algo que inteiro, exemplo: para comermos uma pizza precisamos fracioná-la (quantas frações da pizza cada pessoa poderá comer) podemos exercitar essa atividade (principalmente em casa) brincando nas horas das refeições e utilizando a linguagem matemática (frações de bolo; chocolate; tortas; etc.

    Particularmente acho um pouquinho complicado trabalhar frações com o tangram, mas acho que vc pode tentar pois, as vezes, seus filhos gostem. No youtube http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aTAl9Q9X3_s tem esse video que dá para vc assistir e ter uma noção das possibilidades sobre o que fazer com o tangram e daí podemos propor essas situações problemas:
    a)A figura ou forma geométrica Quadrada é o nosso todo ou inteiro?
    b)Por dobradura obtemos dois Triângulos Retângulos, estes correspondem a qual fração do inteiro?
    c)Utilizando um dos triângulos pequenos como medida ou comparação podemos triangular todas as cinco peças que estão na outra metade do Tangran. Qual é analogamente a quantidade de triângulos que forma o todo?
    d)Analogamente qual é a fração correspondente ao quadrado, ao paralelogramo e ao triângulo médio?
    e)Ao adicionarmos todas as partes do todo devemos obter um inteiro?

    Verifique esses sites:

    http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=520

    http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/enigma-fracoes-424205.shtml

    http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm

    Espero ter lhe ajudado, se vc quiser algo mais específico sobre frações me envie seu e-mail(eu email alves_pati@yahoo.com.br) que te mando algumas coisa que tenho digitalizado e mande-me também o ano em que seus filhos estão para saber que tipo de frações precisam ser trabalhadas.

    Ahh, tem um livrinho, bem legal que trata sobre frações:

    Título:Doces Frações Autora: Luiza Faraco Ramos Faifi

    Título: O pirulito do Pato Autor: Nilson José Machado.

    Se vc me enviar seu e-mail te envio alguns slides de um curso q fiz. Lá tem sugestão de jogos e a história Doces Frações digitalizadas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati, tenho dois filhos o fred que tem 07 anos e está no 2º ano fund. e a Clarissa que tem 09 anos e cursa o 4º ano fund.
      Clarissa está vendo frações, multiplicação com fraçoes, divisão com fraçoes... e tudo que envolve as frações.
      As tarefas de casa ela faz sozinha,mas preciso me envolver e saber se estão aprendendo.o fred está na fase mais simples, mas não deixa de se envolver nos assuntos dela. Ele quer saber sempre mais.
      Nos jogos educativos como o tangram, o material dourado,jogos envolvendo as quatro operaçoes,entre os dois participam.
      Como meu dia a dia é diferente trabalho com o ensino médio, tento ajudá-los a aprender com brincadeiras para a fase deles acho que é uma forma de estar mais próximo deles.

      Obrigada.

      Excluir
    2. Ótima maneira de ajudar, brincando se aprende muito. Para o Fred td será mais fácil pois o envolvimento nos conteúdos estudados por Clarissa já o auxilia muito.
      Parabéns! O apoio da família é fundamental para o aprendizado e pelo jeito vc está fazendo um maravilhoso trabalho. Bjs.

      Excluir
  2. Olá

    Há na fé e na saudade
    a matéria prima
    do amor
    em sua mais
    alta forma.

    Que haja sempre
    sonhos por sonhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aluisio,
      obrigada pelo maravilhoso comentário.
      Sem fé,sem amor e sem sonhos perdemos o sentido de nossa existência.
      Obrigada mais uma vez pelo comentário

      Excluir