segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Acerca de uma visão de sujeito comportamental.

Homens e mulheres em condicionamentos como meros “animais” em teste experimental, só que ao sair desse tipo de processo ou comportamento experimental eles se compensarão com uma boa grana é esse o que chamamos de BBBs, como podemos falar em comportamento humano quando estes são colocados à prova de suas capacidades de interagir, construir, respeitar o próximo e se sair bem nas batalhas e correrias ao comando de um “mestre” que lhes impõe uma prova, e os homens e mulheres ditos racionais correm a frente a fim de se vencer essa prova, e se para isso for preciso passar por cima de seus valores e fundamentos tão essências para se viver em sociedade hão de passar. Em casa os vários telespectadores assistem e ligam para gastar seus dinheiros e suas capacidades cognitivas no intuito apenas saber quem vai ganhar aquela bela grana.
Há medida que correm atrás da natureza materialista que é o dinheiro, nos lembramos do estudioso Lev Vygotsky que desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem raízes na teoria marxista do materialismo dialético, ou seja, que as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza humana, de certo que Vygostsky está correto, visto que quando uma bela grana está em jogo às mudanças cognitivas e na natureza humana acontecem, não esquecendo que, para se ganhar vale tudo até derrubar os outros e deixá-los no meio do caminho.
Jean Piajet (1896-1980) diria que esse tipo de comportamento se daria por adaptação que é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração), então os BBBs alternam-se entre estabelecer um equíbrio das estruturas mentais para uma melhor adaptação no lugar onde estão confinados.
Mas será que Piaget não se entristeceria ao saber que tais candidatos não estariam estabelecendo as teorias de aprendizagem? Tornando-se meros condicionadores em busca de um capital, será que Marx não saberia teorizar melhor essas estruturas? Ou talvez Burrhus F. Skinner (1904 – 1990) seria o estudioso mais indicado para melhor esclarecer esse tipo de comportamento, para Skinner o ser humano está adaptado ao condicionamento operante este diz que determinado comportamento tem maior probabilidade de se repetir se a seguir à manifestação do comportamento se apresentar de um esforço (agradável) isso sendo uma forma de condicionamento onde o comportamento acabará por ocorrer antes da resposta, será que não seria o caso de nossos BBBs? Deixando as perguntas um pouco de lado e vamos para nossas teorias atuais
Enquanto nosso país está se acabando em águas e desmoronamento de barreiras, através da resposta da natureza em resposta à destruição do homem sobre ela, o Brasil assiste e joga seu esforço diário que acho que conseguido através do trabalho dura , somente para ver quem vai ganhar a bela grana, apostando naquele que tiver maior probabilidade de resistir ao chamado comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observável). Observa-se o outro sob suas capacidades de interagir socialmente, mas para isso o que vale é o dinheiro em jogo, pensem! Será que não seria melhor ajudar essas vitimas das enchentes do que apostar para ver quem estará maior adaptado a viver socialmente ou a fingir que se adaptariam aos condicionamentos já que são sujeitos pensantes.

Virginia Melo
Professora,servidora pública - pos-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional-Gestão de Pessoas na Administração Pública.

2 comentários:

  1. Obrigada, Virgina...
    Tento a cada dia melhorar um pouquinho mais para fazer sempre o melhor para Todos (incluindo eu mesma)Pois tudo que posto é definitivamente preciso para mim e para visitantes .. me alegro muito a cada dia que recebo um comentário, ainda mas quando é igual o seu.. Pois me incentiva a fazer sempre mais e com qualidade...
    Eu sou apenas uma gotinha nesse mundo virtual tentando ajudar a todos...

    Obrigada pelo carinho do comentário
    e Obrigada por me seguir
    Beijinhos e Abraços !!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Virgínia Melo ! A receita do programa BBB tem clara prioridade no esteriótipo da beleza , mas vez por outra vem à tona as discussões de valores morais, traduzidas na forma de comportamento dos participantes : " eu não sou jogador, eu sou assim mesmo " , ou seja se "vale tudo para ganhar" ou se a vitória virá pela honestidade de princípios.
    O pior de tudo : denúncias vieram mostrar que o juiz na verdade não é o público, e sim os organizadores do programa que manipulariam as votações .
    Então, nem ao menos para tentar aferir o padrão coletivo de ética o programa serve . Que bom que uma dezena de brasileiros ascendeu economicamente pela divulgação da imagem e prêmios , já aos outros milhões de pessoas telespectadoras ...

    Newton Almeida MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir